RELAÇÕES ENTRE A MANEIRA COMO NOSSA CULTURA LIDA COM O CONSUMO E COM O CORPO E O AUMENTO DOS CASOS DE PROBLEMAS ALIMENTARES COMO A ANOREXIA, A BULEMIA E A OBESIDADE:
Existe uma profunda relação entre a maneira como nossa cultura lida com “itens de consumo” e com o corpo, diante do aumento de casos de problemas alimentares. Vivemos em um momento em que todo prazer deve ser instantâneo, imediato e descartável. Isso leva a um sentimento de “não pertencer” e ao medo intenso de que tudo pode acabar a qualquer momento. Um funcionamento psíquico parecido com o pânico do bebê que não sabe o que é fome, cujo terror lhe toma o ser por inteiro, dando-lhe a impressão de que tal pânico é pior que a morte, pois parece não ter fim. A mensagem atual de nossa cultura - transmitida e absorvida - é: “qualquer coisa” deve ser rapidamente consumida para que possa ser rapidamente substituída.
A “ordem” é: NÃO PENSAR, NÃO PERMANECER CONSCIENTEMENTE DENTRO DE SI MESMO, NÃO TOLERAR. Portanto, a bulimia, anorexia e obesidade têm aspectos em comum quando o tema em questão é a forma e/ou habilidade para se lidar com emoções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário