VOCÊ TEM UMA OPINIÃO FORMADA SOBRE A CIRURGIA BARIATRICA?
Até o momento, que os pacientes que fazem a cirurgia sem acompanhamento psicológico ou com acompanhamento insuficiente, sofrem sérias recidivas e podem colocar suas vidas em risco. Há casos, entretanto, em que a vida já está em risco, tamanho o peso do paciente, então, resta arriscar ainda mais e fazer a cirurgia. Nem todos os profissionais que adotam esse método se preocupam com a parte emocional de seus pacientes, pois atendo diversos deles que só chegaram a mim por se sentirem tão ou mais impotentes emocionalmente do que se sentiam antes da cirurgia.
É bastante claro – tal como a medicação, em diversos casos é indispensável – que a cirurgia bariátrica (avaliada seriamente por diversos profissionais) pode ser um recurso eficaz, mas deve haver acompanhamento de um profissional da área de Psicologia. A tênue linha que “divide ou une” o corpo e a mente ainda é desconhecida. Portanto, por mais que se tente retirar/apertar/recondicionar partes do intestino/estômago, entre outras e com elas hormônios disfuncionais reguladores do apetite, ainda sobra a mente – aquela que recebe os estímulos, sofre ou se regozija com eles e determina de que forma poderão ser utilizados.
Infelizmente a mente ainda é um grande problema. Eu particularmente tenho medo de fazer essa cirurgia, mas para muitos infelizmente é a única opção.
ResponderExcluirBeijos Deusinha