COMO OCORRE A RELAÇÃO ENTRE O CORPO E A SEXUALIDADE NA OBESIDADE?
Verificamos que o HOMEM obeso faz um “uso” infantilizado da sexualidade. Observamos que ele espera da companheira, um papel de cuidadora - ela pode censurá-lo ou liberá-lo para agir de acordo com o que ELA espera, sem que ele tenha desenvolvido uma mente própria, capacitada para tomar decisões e arcar com as consequências. Não raramente, isso acontece para que ele possa “ir contra o que lhe é estipulado”, num continuum de desacordos e conflitos, que aparentemente, “justificam“ o ato abusivo de comer.
Em relação à MULHER, em linhas gerais, a relação entre o corpo e a sexualidade ocorre por meio de conflitos com os parâmetros estéticos impostos pela sociedade. A percepção de seu corpo, do que é capaz de fazer e sentir com ele está diminuída e o abuso na alimentação faz com que a mulher permaneça num círculo vicioso: ela se auto-estimula, se auto satisfaz, sem poder se dar conta de que algo a impede de ter uma vida saudável. Há uma ligação oculta com a figura materna, que por seu turno, no caso de ser obesa, apresenta dificuldades com sua própria mãe. É o que chamamos de transgeracionalidade, ou seja, fenômenos psíquicos “transmitidos” de geração em geração.
oi amiga,sou a primeira a te seguir e fico muito feliz com isso tenho certeza que vc tera conselhos preciosos para compartilhar com a gente aqui!! estarei sempre de olho e comentando com vc beijos!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigada!!!
ResponderExcluirBem vinda minha querida...
estou aqui para receber vcs de braços abertos..
estou aprendendo agora a lidar com o blog...
peço paciencia.. logo estaremos aperfeiçoando...
bjão